SEGURANÇA para o Quarto do Filho

873194

Confira as dicas sobre segurança para o quarto do filho. Assim, todos dormem (e se divertem!) bem neste espaço tão especial.

Segurança
1. Prefira móveis com cantos arredondados ou utilize protetores de quinas (você adquire em lojas de material de construção). Quando for fixar o protetor, cole, não aparafuse – já que o parafuso se transforma no agressor.
2. Cuidado com puxadores metálicos e pontiagudos, eles devem estar longe do alcance da criança. Existem muitas opções no mercado para substituí-los, mesmo quando os móveis são prontos.
3. Fios soltos de luminárias e aparelhos devem ser utilizados o mínimo possível. Se forem usados, o ideal é estarem fixados no rodapé e atrás de móveis, com o mínimo acesso. Fios de carregadores devem ser retirados das tomadas após o uso (em todos os casos a criança pode mastigar o fio e levar um choque).
4. Limite o acesso da criança as cordinhas da persiana, fios de luminárias pendentes e cordas de móbiles. A criança pode utiliza-las para se pendurar (já tiveram casos de enforcamento).
5. Utilize tapetes aderentes ao chão ou cole-os com fita adesiva de alta aderência para evitar tropeços seus e da criança.
6. Bichinhos e decoração que use apliques sempre costurados ou bordados, nunca colados. Isto evita que a criança engula e se sufoque com partes dos brinquedos.
7. Espelhos baixos não são recomendados, a criança pode bater com um brinquedo e quebra-lo.
8. Evite cadeiras de balanço e brinquedos ou acessórios que seus filhos possam apertar o dedo.
9. Use travas nas portas dos armários, nas gavetas e na porta do quarto para evitar que a criança prenda o dedinho.
10. Instale tela protetora nas janelas.
11. Cuidado com maçanetas soltas, seu filho pode ficar preso. Cola super bonder é uma boa dica para colar este utilitário.
12. Teste a estabilidade de todos os móveis. Fixe-os na parede caso virem com facilidade. O mesmo serve para gavetas e prateleiras. As prateleiras devem ser fixadas e não apenas encaixadas (cuidem que existem prateleiras fixadas apenas com encaixe de pinos no mercado!). As gavetas devem ter travas para que não saiam completamente com facilidade.
13. Para banhar os bebês, o ideal são banheiras com suporte e acessórios de segurança (redinhas, limitadores)…no banheiro. No banheiro você já dispensa a água no box ou na pia, evita acúmulo de água no chão que o deixa suscetível a escorregões. Além disso, móveis em madeira e mdf não foram concebidos para receber água direta, algo inevitável nos banhos dos bebês.

Saúde
14. Procure almofadas, bichinhos, persianas, cortinas, roupa de cama produzidos com materiais alergênicos e de fácil lavagem.
15. Proteja travesseiros e colchões com capas anti ácaro.
16. Prefira pisos em madeira ou cerâmica, papéis de parede com capacidade de lavagem “3”,
lustres metálicos ou em acrílico, tapetes e almofadas laváveis na máquina, persianas que
não sejam 100% tecido (pergunte ao vendedor), móveis laqueados ou em materiais
que não tenham texturas, veios, vincos, frisos, que acumulem poeira. Estas medidas evitam acúmulo de sujeira e alergia.
17. Abra as janelas e deixe o ar circular, o sol entrar. Se morar em local com presença maior de insetos, adote tela anti mosquito.
18. Limpe o filtro do ar condicionado com frequência (basta puxar e lavar, veja no YouTube).