ESPAÇO LEITURA

Sala Estar

IMG_20171129_184204531

Este espaço de leitura tem elementos exclusivos pensados especialmente para a família. Poltrona confortável vermelho vinho é protagonista, com belíssimo pano de fundo composto por estante, papel de parede e luminária de pé.

Estante de design exclusivo conta com tamanho perfeito para o espaço. Menos profundo que móveis do mesmo tipo prontos, proporciona melhor aproveitamento do espaço e menor custo. A altura interna dos nichos comporta livros maiores, sem a necessidade de alterar a estrutura do móvel.

O móvel também é um brinquedo para o pet da família. E foi pensando no morador felino que o mdf texturizado “linho” foi escolhido, oferecendo maior firmeza nas suas peripécias. A cor fendi mais escura foi escolhida pela discrição, desta forma os livros ganham destaque. O material faz parte do catálogo 2018 da Eucatex.

Portas centrais foram adotadas para guardar porcelanas de chá dos moradores. Perfeito já que o espaço leitura fica em um ambiente aberto para a sala de jantar. A ausência de puxadores é proposital. Uma tendência na decoração contemporânea, ela torna o espaço mais clean.

O papel de parede alemão simula uma parede marmorizada em discreta tonalidade ouro fosco e acetinado pérola. Ele adorna sem pesar o ambiente. Spots direcionados criam iluminação indireta e cenográfica.

A luminária em jacarandá torneado leva leve douração com folha de ouro. O mesmo processo de pintura usado nas ricas igrejas barrocas mineiras e portuguesas. Peça exclusiva, ela foi restaurada para a família e ganhou parte elétrica interna nova de acordo com normas sustentáveis atuais e de segurança.

Dicas:
(1) Quando usar um elemento mais antigo, procure equilibrar com um ambiente bem contemporâneo. Use-o de forma bem isolada. Evite peças com aspecto de descuido, como consertos aparentes, manchas e outras ações do tempo, como poeira (que normalmente fica impregnada nos tecidos).
(2) Planeje tudo o que vai guardar nos seus móveis antes de manda-los fazer. Defina se é melhor armazena-los em gavetas, prateleiras, nichos abertos ou fechados. E informe isso ao fabricante.